SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49A educação socioemocional e suas implicações no contexto escolar: uma revisão de literaturaEnsinando professores de sala comum a fazer adaptação curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

MACHADO, Márcia di Santo de Melo  e  MALUF, Maria Regina. Como evolui a compreensão da leitura em alunos do ensino fundamental. Psicol. educ. [online]. 2019, n.49, pp. 57-66. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190019.

Estudos fundamentados na Psicologia Cognitiva contribuem para o entendimento dos processos cognitivos e linguísticos envolvidos na aprendizagem da leitura. As pesquisas em língua inglesa sobre compreensão da leitura são numerosas, contudo ainda dispomos de pouca evidência sobre essa questão em línguas mais transparentes, como é o caso do português do Brasil. O objetivo desta pesquisa foi verificar como evolui a compreensão da leitura em um grupo de alunos de 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Santo André, no estado de São Paulo. Participaram 98 alunos de 7 a 9 anos de idade. Foram utilizados instrumentos de medida de compreensão de palavras, frases e texto. Foram utilizadas média, desvio-padrão, T-Student, ANOVA e Tukey. Os resultados mostraram a evolução dos alunos do 2º ao 4º ano na compreensão da leitura de frases, enquanto que a compreensão de texto avança do 2º para o 3º ano, mas não do 3º para o 4º. Meninas compreendem texto melhor que meninos no 2º e no 3º ano, mas não no 4º ano. Pesquisas ulteriores são recomendadas.

Palavras-chave : Psicologia Cognitiva; Compreensão da leitura; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License