SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Ensinando professores de sala comum a fazer adaptação curricularPapel do professor face à medicalização: estudo exploratório no território brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SANT'ANNA, Patrick Ronan; GEBER, Saulo Pfeffer  e  TETU, Viviane. Contribuições da psicologia da educação: percepção de professores do ensino fundamental I. Psicol. educ. [online]. 2019, n.49, pp. 79-87. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190021.

São apresentadas as percepções que professoras do ensino fundamental I possuem sobre as contribuições da psicologia da educação em sua formação e atuação profissional. A pesquisa buscou identificar as trajetórias formativas e profissionais dessas professoras e quais as percepções que elas possuem sobre a relação entre a psicologia e a educação. Foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com seis professoras de uma escola municipal e posteriormente os dados coletados foram transcritos e analisados através da Análise de Conteúdo. Três categorias foram elaboradas com base nos relatos das participantes e articuladas com produções científicas já existentes: Formação em Psicologia; Contribuições da Psicologia para a Atuação; Opiniões sobre Atuação e Formação de Professores. De maneira geral observou-se que as participantes tiveram conteúdos de psicologia na formação, sendo desenvolvimento humano, processos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem os principais conteúdos abordados. As participantes percebem que os conhecimentos da psicologia contribuem para sua atuação; entretanto um número considerável das participantes julga que a formação foi insuficiente em relação a esses conteúdos e afirmam que a formação foi muito ampla e teórica. A maioria também relata que sente falta de mais conhecimentos para desempenhar de uma maneira mais efetiva o papel de educadores, estando insatisfeitas com a formação que receberam. As participantes percebem um despreparo dos professores em lidar com determinadas situações e acreditam que se os docentes tivessem uma melhor formação, estariam mais preparados, sendo necessário refletir sobre a formação dos educadores para contribuir com a importante atuação desses profissionais.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; Formação de professores; Prática profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License