SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50Educational goals for college students diagnosed with disabilities: from individualist to transformative activist agendaProgram for the development of creativity for students with and without giftedeness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

LERNER, Ana Beatriz Coutinho  and  FONSECA, Paula Fontana. De que social somos feitos: discurso educativo e seus efeitos de verdade. Psicol. educ. [online]. 2020, n.50, pp. 65-72. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20200007.

Este artigo apresenta alguns fundamentos teóricos acerca da relação dialética entre indivíduo e sociedade para discutir os efeitos de verdade das operações discursivas da escola na produção da subjetividade e na formação dos sintomas que têm expressão no campo escolar. Partimos de conceitos oriundos do campo da Sociologia - mais especificamente dos trabalhos de Pierre Bourdieu - estabelecendo um diálogo com a teoria psicanalítica acerca da constituição do sujeito e do laço com o outro pela via do discurso. A partir de nossa experiência, observamos uma relação não necessariamente linear entre os determinantes sociais, a saber: classe social, condições socioeconômicas e estrutura familiar, o lugar que a criança ocupa no discurso dos educadores e os efeitos subjetivos da experiência escolar para cada aluno. Para ilustrar esta hipótese, apresentamos fragmentos de duas situações de intervenção a partir do arcabouço teórico-técnico da Psicanálise com crianças de escolas públicas que apresentaram impasses em seu processo de escolarização.

Keywords : Educação; Psicanálise; Discurso; Social; Sujeito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License