SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Metas educacionais para universitários diagnosticados com deficiência: de uma proposta individualista à ativista transformadoraPrograma para desenvolvimento da criatividade a alunos com e sem altas habilidades/superdotação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

LERNER, Ana Beatriz Coutinho  e  FONSECA, Paula Fontana. De que social somos feitos: discurso educativo e seus efeitos de verdade. Psicol. educ. [online]. 2020, n.50, pp. 65-72. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20200007.

Este artigo apresenta alguns fundamentos teóricos acerca da relação dialética entre indivíduo e sociedade para discutir os efeitos de verdade das operações discursivas da escola na produção da subjetividade e na formação dos sintomas que têm expressão no campo escolar. Partimos de conceitos oriundos do campo da Sociologia - mais especificamente dos trabalhos de Pierre Bourdieu - estabelecendo um diálogo com a teoria psicanalítica acerca da constituição do sujeito e do laço com o outro pela via do discurso. A partir de nossa experiência, observamos uma relação não necessariamente linear entre os determinantes sociais, a saber: classe social, condições socioeconômicas e estrutura familiar, o lugar que a criança ocupa no discurso dos educadores e os efeitos subjetivos da experiência escolar para cada aluno. Para ilustrar esta hipótese, apresentamos fragmentos de duas situações de intervenção a partir do arcabouço teórico-técnico da Psicanálise com crianças de escolas públicas que apresentaram impasses em seu processo de escolarização.

Palavras-chave : Educação; Psicanálise; Discurso; Social; Sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License