SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Os processos relacionais na pós-graduação sob a perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humanoCompetências socioemocionais de professores: avaliação de habilidades sociais educativas e regulação emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FONSECA, Débora Cristina  e  MALDONADO, Paula Emmerich. Distúrbios de aprendizagem e fracasso escolar na visão de professores e licenciandos. Psicol. educ. [online]. 2020, n.50, pp. 94-103. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.2020010.

O estudo teve por objetivo conhecer a visão e a prática de professores de ciências e alunos de curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação aos distúrbios de aprendizagem e ao fracasso escolar, de modo a compreender os sentidos e significados construídos por eles em relação à crescente atribuição de responsabilidade biológica ao suposto fracasso no ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, que se utilizou de aplicação de questionário e entrevista semiestruturada com professores de escolas pública e particular e com alunos de um curso de graduação/licenciatura de uma universidade pública. Como resultados, é possível identificar a sobreposição em relação ao entendimento e uso de terminologias como "distúrbios", "problemas" e "dificuldades" de aprendizagem, sendo utilizadas pelos professores e estudantes participantes da pesquisa, como sinônimos para designar um processo análogo. Verificou-se a atribuição de causa biológica a qualquer dificuldade ou problema de aprendizado do aluno, ainda que a causa seja, de fato, devido a fatores sociais ou psicológicos. Evidenciou-se o despreparo para com a realização do diagnóstico, bem como desconhecimento em relação às formas de se fazer, atribuindo esse papel a outros profissionais que acreditam estar mais preparados para lidar com esses casos, considerando-se que o tratamento medicamentoso possa ser o mais efetivo. Desse modo, os resultados obtidos demonstram a importância de investigações e elucidações mais profundas a respeito do cotidiano escolar no que se refere às questões atreladas ao processo ensino-aprendizagem e à crescente medicalização de crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Distúrbios da percepção; Aprendizagem; Medicalização; Fracasso escolar; Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License