SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Distúrbios de aprendizagem e fracasso escolar na visão de professores e licenciandosFormação continuada: constituição e contribuições para a identidade docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

JUSTO, Alice Reuwsaat  e  ANDRETTA, Ilana. Competências socioemocionais de professores: avaliação de habilidades sociais educativas e regulação emocional. Psicol. educ. [online]. 2020, n.50, pp. 104-113. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20200011.

Um dos fatores que contribuem para a melhora no desempenho acadêmico e competências socioemocionais dos alunos, assim como para melhora no clima de sala de aula e qualidade da relação professor-aluno têm sido as competências socioemocionais dos professores. Neste estudo, foram avaliadas as competências socioemocionais de professores, por meio da investigação das associações entre habilidades sociais educativas e regulação emocional. Participaram deste estudo 69 professores de Ensino Fundamental, do 1º ao 6º ano, da rede pública de ensino, em um município na região metropolitana de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram um questionário de dados sociodemográficos, a escala de dificuldades de regulação emocional (DERS) e o inventário de habilidades sociais educativas (IHSE-Prof). Quanto às dificuldades em regulação emocional, os professores apresentaram escores similares a outros estudos com populações não clínicas. Nos escores de habilidades sociais educativas, a amostra apresentou maior frequência de comportamentos habilidosos em aprovar e valorizar comportamentos, dar instruções para atividades e reprovar, restringir e corrigir comportamentos. As associações entre regulação emocional e habilidades sociais educativas apontam para a importância da clareza e consciência emocional para as habilidades de dar instruções, aprovar e reprovar comportamentos. Compreende-se que estas três habilidades exigem que o professor tenha clareza e consciência de suas emoções para poder expressar o que deseja com nitidez, por meio de instruções, aprovações e reprovações dos comportamentos de seus alunos. Isso aponta para a importância de se abordar conteúdos que promovam consciência e clareza emocional e habilidades sociais educativas em formação de professores.

Palavras-chave : Competência; Educadores; Emoções; Regulação emocional; Habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License