SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51El encuentro de Piaget con el test de inteligencia de Cyril Burt: una revisión narrativaAnálisis conceptual de la expresión "socioemocional" en artículos de psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

FLORES, Fernanda Mongelli Honda et al. Reflexões sobre a disciplina de história da psicologia no estado do Mato Grosso do Sul. Psicol. educ. [online]. 2020, n.51, pp. 22-30. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p22-30.

Este artigo objetivou analisar a organização do ensino da disciplina de História da Psicologia, baseando-nos em cursos de graduação em Psicologia, no estado do Mato Grosso do Sul. Inicialmente, inventariaram-se as instituições que possuem cursos de Psicologia, acessando os seus sites e aplicando questionários aos seus coordenadores. Em seguida, organizaram-se algumas características gerais dos cursos e das instituições anuentes. Posteriormente, discutiu-se como o ensino da História da Psicologia auxilia na formação de estudantes, introduzindo-os ao estudo da Psicologia e às suas contendas científicas e profissionais. Ele contribui, com críticas, ao que se empreende no presente, embora apresente dificuldades de proporcionar algo introdutório mesclado a reflexões avançadas em uma disciplina. Por fim, observou-se que ele pode ser alocado e articulado com outras disciplinas, fazendo interface com os domínios da Ontologia, Epistemologia, Lógica e Ética.

Palabras clave : Ensino Superior; Disciplina; História da Psicologia; Formação do Psicólogo; Universidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License