SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51O encontro de piaget com o teste de inteligência de Cyril Burt: uma revisão narrativaAnálise conceitual da expressão "socioemocional" em artigos de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FLORES, Fernanda Mongelli Honda et al. Reflexões sobre a disciplina de história da psicologia no estado do Mato Grosso do Sul. Psicol. educ. [online]. 2020, n.51, pp. 22-30. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p22-30.

Este artigo objetivou analisar a organização do ensino da disciplina de História da Psicologia, baseando-nos em cursos de graduação em Psicologia, no estado do Mato Grosso do Sul. Inicialmente, inventariaram-se as instituições que possuem cursos de Psicologia, acessando os seus sites e aplicando questionários aos seus coordenadores. Em seguida, organizaram-se algumas características gerais dos cursos e das instituições anuentes. Posteriormente, discutiu-se como o ensino da História da Psicologia auxilia na formação de estudantes, introduzindo-os ao estudo da Psicologia e às suas contendas científicas e profissionais. Ele contribui, com críticas, ao que se empreende no presente, embora apresente dificuldades de proporcionar algo introdutório mesclado a reflexões avançadas em uma disciplina. Por fim, observou-se que ele pode ser alocado e articulado com outras disciplinas, fazendo interface com os domínios da Ontologia, Epistemologia, Lógica e Ética.

Palavras-chave : Ensino Superior; Disciplina; História da Psicologia; Formação do Psicólogo; Universidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License