SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Reflexiones acerca de la asignatura de Historia de la Psicología en Mato Grosso do SulContribuciones del Postgrado sobre educación para el tránsito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

CARDOSO, Ariela Santana  y  CASTRO, Thiago Gomes De. Análise conceitual da expressão "socioemocional" em artigos de psicologia. Psicol. educ. [online]. 2020, n.51, pp. 31-41. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p31-41.

O uso da expressão 'socioemocional' tem se tornado cada vez mais frequente na literatura de Psicologia. Todavia, seu significado e demarcações operacionais para avaliação em pesquisas muitas vezes não convergem para uma compreensão homogênea. Considerando a relevância atual do tema para a pesquisa psicológica, o presente estudo buscou analisar o conceito a partir de seus contextos de aplicação e operacionalização. Foi conduzida uma busca de artigos publicados em periódicos de Psicologia entre 2005 e 2015 consultando as bases Web of Science, PsycInfo, Scielo e PePSIC. Para a busca foram utilizados os termos "socioemocional" e "psicologia" nas línguas inglesa e portuguesa. A análise conceitual conectiva buscou verificar os contextos de enunciação, os termos conectivos, e o grau de explicitude operacional relativos aos usos da expressão socioemocional. A busca retornou 198 artigos que, após filtragem, considerando apenas estudos empíricos não repetidos, reteve 74 artigos para a análise conceitual. Os resultados evidenciaram uma prevalência de textos publicados nas áreas de educação e psicologia do desenvolvimento. Ao todo, 26 termos conectivos foram registrados na vinculação com a expressão socioemocional. Prevaleceram os estudos em que a expressão socioemocional não apresentou definição explícita em sua enunciação. Conclui-se que, embora o uso da expressão socioemocional seja crescente na literatura de Psicologia, sua circulação e operacionalização heterogêneas demonstram a estrutura probabilística do conceito, referindo uma base teórica pouco clara na explicitação dos construtos e uma forte ênfase nas técnicas de avaliação para a definição do uso da expressão socioemocional.

Palabras clave : Terminologia da psicologia; Respostas emocionais; Revisão de literatura; Pesquisa científica; Semântica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License