SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Análisis conceptual de la expresión "socioemocional" en artículos de psicologíaPor la voz del otro: la construcción social de la discapacidad en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SARTO, Adélia Suzana Barreiro Del  y  GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. Contribuições da pós-graduação sobre educação para o trânsito. Psicol. educ. [online]. 2020, n.51, pp. 42-50. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p42-50.

Os acidentes de trânsito permanecem causando elevada morbimortalidade, mas são previsíveis e preveníveis, como apontam as políticas públicas. A temática da educação para o trânsito é indicada para ser desenvolvida em todos os níveis de educação e é sugestiva para a prevenção destes acidentes. O objetivo desse trabalho foi investigar estudos pós-graduados brasileiros relacionados à temática da educação para o trânsito. Foi realizada busca no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram estabelecidos como critérios de inclusão: estudos pós-graduados relacionados à temática educação para o trânsito, realizados em ambientes de educação formal, com estudantes, que se referissem ao país e que estivessem disponíveis integralmente no ambiente virtual. Foram encontrados 32 estudos e selecionados para análise seis dissertações e três doutorados. Verificou-se que o ano de 2015 concentrou mais publicações (4), predominaram estudos ligados a Programas de Engenharia Urbana (4), a região sudeste se destacou em relação ao número trabalhos (5) e todo os trabalhos estiveram voltados à contribuição para a prevenção de acidentes no trânsito. Concluiu-se que houve pequeno número de estudos pós-graduados no país diante de temática tão importante para a sociedade, indicando a necessidade de novos trabalhos, principalmente com o acompanhamento de ações realizadas e avaliação de seus impactos.

Palabras clave : Educação; Saúde; Violência; Acidentes de trânsito; Prevenção de acidentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License