SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Contribuições da pós-graduação sobre educação para o trânsitoVozes de estudantes e dificuldades em matemática escolar: inclusão e prática psicopedagógica prática psicopedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

WUO, Andrea Soares  e  LEAL, Daniela. Pela voz do outro: a construção social da deficiência na escola. Psicol. educ. [online]. 2020, n.51, pp. 51-62. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p51-62.

O presente artigo teve por objetivo analisar o processo de construção social da diferença na escola, em especial da deficiência - diferença estigmatizada, inferiorizada e historicamente marginalizada - e os modos como a pessoa com deficiência vivencia a realidade escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola de ensino médio do município de Blumenau, utilizando-se, como técnica de produção dos dados, a observação do cotidiano escolar, a análise documental e entrevistas com uma gestora, uma professora e uma estudante cega. Com base no modelo social da deficiência e considerando a importância da participação das pessoas com deficiência na construção do conhecimento sobre sua realidade, os resultados buscaram evidenciar a narrativa e as perspectivas da estudante sobre sua trajetória escolar. Com isso, foi possível observar que os processos de inclusão/exclusão escolar dependem dos modos como os diferentes atores concebem e lidam com a deficiência que, por sua vez, constrói-se a partir das interações entre a estudante e os outros.

Palavras-chave : Deficiência; Ensino médio; Escola; Inclusão; Educação especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License