SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51The social representations of student assistance for benefited and not benefited studentsAnalysis of the construction of child autonomy: interactions between children and teachers in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

NASCIMENTO, Wagner Roberto Dias; SALVIATO-SILVA, Ana Cristina  and  DELL' AGLI, Betânia Alves Veiga. Desenvolvimento moral na cibercultura. Psicol. educ. [online]. 2020, n.51, pp. 107-115. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p107-115.

A maneira como as tecnologias digitais de informação e comunicação são discutidas e ensinadas em ambiente escolar podem não incluir de maneira sistemática a discussão sobre o impacto no comportamento ético. Privilegia-se apresentá-las como ferramenta de estudos, engajamento ou entretenimento, porém sua utilização em idade cada vez mais precoce apresenta a cibercultura para um indivíduo em desenvolvimento moral, com implicações ainda pouco exploradas uma vez que é fenômeno recente. O objetivo deste artigo é analisar reações diante de situações de cunho ético e moral no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) por universitários que foram expostos à internet em idade de desenvolvimento moral. De abordagem quantitativa, este artigo inclui uma breve explanação sobre teorias de desenvolvimento moral e apresenta os resultados de um estudo de campo com 308 participantes, em situações tais como pirataria, plágio e cyberbullying. Foi possível identificar divergência no comportamento em razão da mídia empregada. Também se destaca a importância de as instituições manterem canais apropriados para acolhimento de problemas relacionados ao uso inadequado da internet, e indica a educomunicação como possibilidade para superação desse desafio e progresso do desenvolvimento humano local e global.

Keywords : Internet; Moral; Educação; Desenvolvimento humano; Educomunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License