SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Educación de tiempo integral: de la carencia a la protecciónRepresentaciones sociales del profesor por el gestor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SANTOS, José Ricardo Rosa dos; SANTANA, Jeanne Lopes; GUIMARAES, Luís Geraldo Leão  y  BOMFIM, Natanael Reis. Percepções dos moradores do bairro da Engomadeira sobre UNEB-BA. Psicol. educ. [online]. 2021, n.52, pp. 97-107. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p97-107.

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos moradores do Bairro Engomadeira sobre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador, para assim propor melhorias nas relações estabelecidas entre a Comunidade e a Universidade. Para a discussão, utilizaram-se autores como Fialho, Midlej e Santos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e questionários fechados, aplicados em amostra não probabilística de 20 (vinte) moradores, dividindo-se em três grupos, por escolaridade: nível fundamental, nível médio e nível superior, para identificar e analisar as suas percepções. Recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2002) e à luz de autores como Midlej e Santos, para tratamento dos dados coletados. Notou-se no referido estudo que as percepções dos moradores da Engomadeira sobre a Uneb diferem pelo nível de escolaridade, em que os moradores de nível fundamental e médio percebem a universidade com relações positivas e os de nível superior com relações negativas.

Palabras clave : Comunidade; Instituição de ensino; Presença; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License