SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Las Percepciones de los Habitantes del barrio de Engomadeira sobre UNEB-BAPolíticas públicas y movilidad social: egresos del Programa Universidad para todos (PROUNI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

VALE, Sílvia Fernandes do  y  MACIEL, Regina Heloisa. Representações sociais do professor pelo gestor. Psicol. educ. [online]. 2021, n.52, pp. 108-119. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p108-119.

Os gestores convivem diariamente com inúmeras demandas dentro da escola que, na maioria das vezes, estão relacionadas ao professor. o objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos gestores em relação ao professor. participaram da pesquisa 5 gestores educacionais da rede de ensino municipal da cidade de mossoró/rn, os quais responderam uma entrevista aplicada individualmente. a frase estímulo foi "ser professor na atualidade". o conteúdo transcrito foi analisado com o auxílio do programa iramuteq. foi realizada a análise hierárquica descendente, que originou quatro classes: desvalorização profissional, demandas socioeducacionais, relação professor x aluno x família e competências pedagógicas. ser professor na atualidade é vivenciar um contexto com inúmeras demandas, exigindo do profissional uma formação ampla e condições de trabalho favoráveis. o professor é relacionado ao "ar que a sociedade respira", tendo em vista o complexo papel que tem a desempenhar no seu trabalho. a representação do professor afasta-se cada vez mais do paradigma tradicional, aproximando-o do paradigma emergente que propõe um profissional em constante formação para atender as políticas educacionais vigentes.

Palabras clave : gestor; professor; representação social; profissionalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License