SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53O enfrentamento da violência na escola: o que as produções científicas apontam como medidas?Apoio psicológico ao universitário: a expressão do sofrimento em oficinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

BLANKENHEIM, Thaís; RAMOS, Natacha Führ; PIZZINATO, Adolfo  e  COSTA, Angelo Brandelli. Intervenções educativas para aprendizagem acerca de sexualidade e gênero no Brasil: uma revisão de escopo. Psicol. educ. [online]. 2021, n.53, pp. 66-75. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p66-75.

O objetivo deste artigo é mapear a produção acadêmica sobre intervenções realizadas no âmbito escolar brasileiro nos campos de sexualidade e gênero. Foi realizada uma revisão de escopo (Scoping Review) nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pepsic e Google Acadêmico. Verificamos que após o ano de 2012 a produção do campo se intensifica; a maioria das intervenções atua diretamente com alunos, principalmente de anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; os delineamentos metodológicos mais utilizados são os qualitativos e o discurso crítico é o que fundamenta a maior parte das publicações, seguido pelo liberal e pós-moderno. Pontua-se, entretanto, a necessidade de investigações desde a faixa etária infantil e que tenham como público-alvo professores/as e educadores/as. Os estudos do tema nas áreas da psicologia e educação devem ser reforçados para que possam trabalhar como propulsores de garantia de direitos e de qualidade de vida para todas as pessoas.

Palavras-chave : Sexualidade; Gênero; Intervenção; Educação; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License