SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Apoyo psicológico a estudiante universitario: la expresión del sufrimiento en talleres virtualesAutoconciencia en talentosos: análisis de la producción científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

POLLI, Gislei Mocelin et al. PolÝticas p?blicas e mobilidade social: egressos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Psicol. educ. [online]. 2021, n.53, pp. 86-96. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p86-96.

A educašNo tem se mostrado uma importante ferramenta de transformašNo social. A partir dessa compreensNo, polÝticas p?blicas para acesso ao ensino superior trm sido desenvolvidas no Brasil com o objetivo de promover igualdade social. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) Ú direcionado a estudantes com renda familiar de atÚ trrs salßrios-mÝnimos e atinge um n?mero crescente de estudantes. Este estudo objetivou averiguar a ascensNo desses estudantes beneficiados pelo PROUNI, envolvendo trrs dimens§es: satisfašNo profissional, econ?mica e pessoal. Para tanto foram contatados 1200 alunos egressos de uma Universidade privada que foram beneficiados pelo PROUNI. Os questionßrios foram enviados por e-mail e foram obtidas 212 respostas. A anßlise foi realizada por meio de estatÝstica descritiva e relacional. Os resultados indicam que a graduašNo universitßria atravÚs do PROUNI propiciou mobilidade social ascendente. A maioria dos entrevistados declarou que obteve melhorias em sua vida, tanto nos aspectos pessoais, profissionais e econ?micos, o que ressalta a importÔncia da existrncia de polÝticas p?blicas voltadas ao acesso Ó educašNo.

Palabras clave : PolÝticas p?blicas; Mobilidade social; Ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License