SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53PolÝticas P?blicas y Movilidad Social: egresos del Programa Universidad para Todos (PROUNI)Métodos de estudio en ensenanza superior: creación y validación de un cuestionario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

BATISTA, Taísa Candido de; SOUZA, Mariane Lima de  y  BARBOSA, Altemir José Golçalves. Autoconsciência em talentosos: análise da produção científica (de 1995 a 2015). Psicol. educ. [online]. 2021, n.53, pp. 97-108. ISSN 1414-6975.  http://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p97-108.

Autoconsciência refere-se à capacidade do indivíduo de se tornar o objeto de sua própria consciência. Considerada uma forma de consciência de alta ordem, ela pode desempenhar diferentes papéis em diferentes modelos teóricos na área de Dotação e Talento (D& T). Com a finalidade de realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre autoconsciência e D& T, foram recuperados 14 artigos nas bases de dados ERIC, PubMed, SAGE Publications e Academic OneFile, a partir do Portal de Periódicos Capes, com os descritores gifted, self-awareness e self-consciousness. Os artigos foram analisados descritiva e qualitativamente, considerando a faixa etária dos participantes dos estudos, a operacionalização de D& T, a relação entre autoconsciência e D& T e as possíveis aplicações práticas. Os resultados salientam a importância da autoconsciência para a D& T, seja para catalisar o desenvolvimento dos talentos ou para identificar melhor este grupo. Estratégias de ensino que considerem as características intrapessoais dos talentosos são indicadas.

Palabras clave : Autoconsciência; Dotação; Talento; Produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License