SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1O Teste Projetivo Ômega no diagnóstico em orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABOP

versão impressa ISSN 1414-8889

Resumo

BRUNS, Maria Alves de Toledo  e  ABREU, Antonio Suarez. O envelhecimento: Encantos e desencantos da aposentadoria. Rev. ABOP [online]. 1997, vol.1, n.1, pp. 5-33. ISSN 1414-8889.

Com objetivo de compreender o modo de envelhecer de homens e mulheres, elegemos o momento da aposentadoria para indagarmos 50 mulheres e 50 homens pertencentes as várias classes sociais, acerca do significado que atribuíram ao trabalho ao longo de suas vidas. Pela atividade profissional a pessoa concretiza projetos e sonhos, pelo trabalho o homem se produz e, ao mesmo tempo, modifica suas relações. Desse modo, o mundo atual, tal qual o conhecemos hoje, é o resultado da ação do homem. Utilizamos um questionário composto de cinco questões fechadas e quatro abertas. As fechadas objetivavam obter informações a respeito de sexo, estado civil, grau de escolaridade, nível de formação profissional e receberam um tratamento quantitativo que são apresentados em tabelas. As questões abertas visavam compreender o significado do trabalho e os projetos a serem concretizados após a aposentadoria e foram submetidos aos procedimentos metodológicos da análise de discurso. Os resultados revelaram que apesar das diferenças marcadas pelas posições e lugares sociais de cada entrevistado, o sentido e o significado de trabalho que incorporaram, encontram-se matizados pelos valores veiculados pelo liberalismo. A realização pessoal fica sempre como num esboço de projeto para ser executado após a aposentadoria, e quando essa chega os entrevistados em sua maioria se sentem surpresos e desencantados por não saberem gerenciar com prazer a existência sem uma ocupação profissional, mesmo quando essa atividade tinha sido executada com insatisfação. A ausência de projetos para serem concretizados após a aposentadoria provoca angústia e solidão.

Palavras-chave : Aposentadoria; Envelhecimento; Terceira idade; Trabalho; Projeto de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )