SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1O Teste Projetivo Ômega no diagnóstico em orientação profissionalContribuições da Gestalt - Terapia para o referencial teórico da Orientação Profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABOP

versão impressa ISSN 1414-8889

Resumo

SOUZA, Cristina Almeida de. Reflexões sobre trabalho, identidade e projeto de vida: sua relação com o processo de orientação profissional. Rev. ABOP [online]. 1997, vol.1, n.1, pp. 47-57. ISSN 1414-8889.

Este artigo baseia-se em síntese de parte do trabalho apresentado como dissertação de mestrado à PUC/SP sobre o processo de construção da identidade de jovens marginalizados socialmente. Utiliza para a compreensão da - categoria identidade o referéncial desenvolvido por Antonio da Costa Ciampa e ainda as contribuições de Berger e Luckman e de Habermas em relação ao tema e de Moffatt no que se refere a projeto de vida. Analisa a história de vida de um dos sujeitos, situada historicamente, como essa condição está intrinsecamente ligada à construção da representação de si e de que maneira interfere no seu projeto de vida, sendo este, por sua vez, um dos elementos constitutivos de sua identidade Finalmente, enfoca as representações que faz do trabalho e das carreiras que pretende escolher, mostrando a relação dialética entre esses aspectos.

Palavras-chave : Psicologia-social; Marginalização social; Identidade; Trabalho; Projeto de vida e adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )