SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1A orientação profissional e o significado do trabalhoO BBT como instrumento diagnóstico em orientação profissional: uma abordagem psicodinâmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABOP

versão impressa ISSN 1414-8889

Resumo

MAGALHAES, Mauro de Oliveira  e  GOMES, William B.. Perspectiva experiencial da indecisão vocacional em adolescentes. Rev. ABOP [online]. 1998, vol.2, n.1, pp. 21-58. ISSN 1414-8889.

Entrevistou-se seis homens e seis mulheres, com idades entre 17 e 20 anos, clientes do Serviço de Orientação Vocacional da UFRGS, sobre a experiência de escolha profissional. As entrevistas semi-estruturadas abordaram autoconceito, estilos de tomada de decisão e comportamento exploratório vocacional. Os relatos obtidos foram pontuados através das três etapas do método fenomenológico: descrição, redução e interpretação. A descrição apresenta a experiência de escolha profissional em forma de categorias: exploração de autoconceito, perspectivas de projeto de vida, modos de envolvimento no processo de decisão, e influências familiares. A redução contrasta a experiência de decisão com a experiência de indecisão vocacional. A interpretação define a indecisão como uma indisponibilidade atitudinal para o comportamento de exploração vocacional, em um contexto marcado por dificuldades afetivo-emocional (problemas nas relações familiares e interpessoais). Em contraste, define a decisão como um envolvimento ativo em tarefas exploratórias, no qual destaca-se uma autonomia para tomada de decisões, efetivada em um planejamento de carreira.

Palavras-chave : Indecisão vocacional; Adolescência; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License