SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Re-opção de curso e maturidade vocacionalAlgunos tipos de orientación en Cuba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABOP

versão impressa ISSN 1414-8889

Resumo

TORRES, Maria Luiza Camargos. O processo clínico de orientação profissional. Rev. ABOP [online]. 1998, vol.2, n.2, pp. 29-37. ISSN 1414-8889.

O artigo visa a proporcionar uma interlocução entre o trabalho de Orientação Profissional e a teoria freudiana, uma vez que esta teoria pode servir de subsídios para a modalidade clínica da Orientação. As experiências vividas pela criança a nível consciente e inconsciente deixam nela marcas significativas, que servirão para o alicerçamento do seu funcionamento psíquico e para a estruturação de sua personalidade. Dessa forma, a escolha de uma profissão está inteiramente relacionada com a forma de ser e viver do sujeito humano no mundo. Optar por uma ou outra carreira é trilhar um caminho que começa, na verdade, a ser percorrido no tempo da estruturação psíquica.

Palavras-chave : Orientação profissional clínica; Psicanálise; Estruturação psíquica; Identificação; Escolha profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License