SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1A formação do orientador profissional no LIOP: Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da ABOP

versión impresa ISSN 1414-8889

Resumen

A formação do orientador profissional: o estado da arte no Brasil. Rev. ABOP [online]. 1999, vol.3, n.1, pp. 7-21. ISSN 1414-8889.

Enquanto presidente da ABOP, gestão 97/99, tive a oportunidade de conhecer inúmeros trabalhos que têm sido desenvolvidos para a formação de orientadores profissionais nas universidades brasileiras como também a partir de cursos livres. Inicio este artigo com um apanhado histórico da Orientação Profissional. Apresentarei detalhadamente minha participação no Curso de Formação em Orientação Profissional do INSTITUTO DO SER - psicologia e psicopedagogia de SP, onde sou uma das professoras. E ainda, alguns trabalhos ligados a formação de orientadores profissionais realizados em algumas universidades e em cursos livres, nos diferentes estados brasileiros que enviaram documentação para a comissão científica da ABOP.

Palabras clave : Formação; Orientação Profissional; Cursos Livres.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License