SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1A formação do orientador profissional: o estado da arte no BrasilA formação do orientador profissional/vocacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da ABOP

Print version ISSN 1414-8889

Abstract

A formação do orientador profissional no LIOP: Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Rev. ABOP [online]. 1999, vol.3, n.1, pp. 23-35. ISSN 1414-8889.

Como resultado de vários anos de atuação na formação de futuros psicólogos, lecionando as disciplinas de Seleção e Orientação Profissional, é chegado o momento de refletir sobre esta prática e poder transmitir aos colegas como entendemos e atuamos na formação de futuros orientadores. A formação do orientador profissional, deve responder a três níveis de aprendizagem: O nível teórico: conhecimentos de psicologia educacional, clínica e organizacional. As teorias de orientação profissional, teorias de escolha e decisão, e a psicologia do projeto. Em nível prático: A formação do orientador exige uma prática na condução de processos de orientação profissional individual ou em grupo com supervisão didática. Em nível pessoal: É fundamental o orientador conhecer e compreender os motivos que o levaram a escolher a sua profissão. Apresentaremos a organização e sistematização do modelo de formação de orientadores profissionais realizado no LIOP - Laboratório de Informação e Orientação Profissional do Departamento de Psicologia da UFSC, onde as autoras atuam.

Keywords : Formação; Estágio; Informação e orientação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License