SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Uma perspectiva da orientação profissional para o novo milênioA formação do orientador profissional na UFMG: o reinício de um percurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABOP

versão impressa ISSN 1414-8889

Resumo

LUNA, Iúri Novaes. A formação do psicólogo como um orientador profissional reflexivo e criativo. Rev. ABOP [online]. 1999, vol.3, n.1, pp. 97-107. ISSN 1414-8889.

O artigo discute a formação do psicólogo nos cursos de graduação em Psicologia como um orientador profissional reflexivo e criativo, indicando três aspectos desta formação: o conhecimento teórico, a habilidade prática e a condição pessoal. Para isso, ele discorre sobre a função do professor, definindo sua responsabilidade na escolha e na fabricação dos saberes (conteúdos) para que possam ser ensinados e sobre a necessária distinção entre o seu papel de educador e de psicólogo, enfatizando a importância das atividades de formação em Orientação Profissional estarem vinculadas ao Projeto Pedagógico do curso. Em seguida, são levantados os três componentes que fazem parte do conteúdo básico da formação em 0.P.: as teorias de escolha e orientação profissional, as modalidades de trabalho (métodos) e os campos de atuação, destacando-se a necessidade de possibilitar ao aluno uma visão ampla e crítica da 0.P. O final do artigo é dedicado a uma breve descrição do processo de construção do Serviço de Psicologia e Orientação Profissional da UNISUL - SEPOP, suas conquistas e desafios.

Palavras-chave : Orientação profissional; Formação em orientação profissional; Graduação em Psicologia; Formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License