SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1A formação do orientador profissional na UFMG: o reinício de um percursoEstágio profissionalizante em orientação profissional: a visão de alguns psicólogos-estagiários (II) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABOP

versão impressa ISSN 1414-8889

Resumo

Estágio profissionalizante em orientação profissional: experiência de supervisão em um curso de psicologia (I). Rev. ABOP [online]. 1999, vol.3, n.1, pp. 119-135. ISSN 1414-8889.

Pretende-se neste estudo descrever o funcionamento de um estágio profissionalizante na área da Orientação Profissional, oferecido em um curso de Psicologia de uma Universidade Pública. O principal interesse do estudo centra-se na formação e qualificação do psicólogo/orientador. São descritos os objetivos do estágio, o funcionamento do serviço de extensão universitária, o treinamento do estagiário, o processo de orientação profissional e o desenvolvimento da supervisão de estágio. As reflexões apresentadas foram elaboradas a partir da experiência de supervisão. Nas considerações finais, destaca-se a relevância de estudos que possam enfrentar os novos desafios colocados para a orientação profissional.

Palavras-chave : Formação do orientador profissional; Formação do psicólogo; Estágio profissionalizante; Extensão universitária em orientação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License