SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Estágio profissionalizante em orientação profissional: experiência de supervisão em um curso de psicologia (I)A formação do orientador profissional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da ABOP

Print version ISSN 1414-8889

Abstract

Estágio profissionalizante em orientação profissional: a visão de alguns psicólogos-estagiários (II). Rev. ABOP [online]. 1999, vol.3, n.1, pp. 137-159. ISSN 1414-8889.

Este estudo objetiva apresentar a visão de alguns alunos sobre o estágio de Orientação Profissional, oferecido em um curso de Psicologia de uma Universidade pública. Os participantes foram nove psicólogos-estagiários que atuaram no serviço de extensão universitária, nos últimos três anos. Foi aplicado um questionário de avaliação com questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da aprendizagem relativa ao atendimento em grupo, especificamente ao papel de coordenador de grupo com base no referencial de grupo operativo Pichon-Rivière, ao treino na realização de entrevista de triagem e à aplicação do BBT, teste de fotos de profissões de Achtnich.

Keywords : Formação de psicólogos; Formação em supervisão; Estágio profissional; Avaliação de estágio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License