SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Avanços recentes em psicobiologiaTreino em pesquisa, treino em compreensão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BUCHER, Richard; ULHOA, Maria José C.  e  LONGO, Sérgio M.. O toxicômano: dados psico-sociais e estrutura psico-dinâmica. Psicol. cienc. prof. [online]. 1981, vol.1, n.1, pp. 79-106. ISSN 1414-9893.

Toxicómanos foram examinados mediante um questionário e o teste projetivo de Szondi. A divisão em três grupos (dois masculinos e um feminino) permitiu efetuar comparações estatísticas e interpretar as estruturas pulsionais bem como suas características diferenciais. Os resultados do teste de Szondi revelam um desequilíbrio profundo da personalidade e de suas possibilidades de relacionar-se com outros, sendo que estas dificuldades afetam os dois sexos de maneira diferente. Ambos os grupos em cura de desintoxicação apresentam numerosos sintomas psicopatológicos, consequências prováveis tanto do consumo de tóxicos como de desestruturações anteriores. O terceiro grupo (toxicômanos encarcerados) apresenta conflitos que parecem ser mais diretamente sociais do que familiares ou psicológicos. Nos outros grupos, as dificuldades de estruturação psíquica e de integração psicossocial parecem ser devidas à problemática familiar.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )