SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisãoPropriedades discriminativas e reforçadoras do choque elétrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LOMONACO, José Fernando B. et al. A interpretação de provérbios em função do sexo e da idade. Psicol. cienc. prof. [online]. 1981, vol.1, n.2, pp. 69-86. ISSN 1414-9893.

O presente estudo teve o objetivo de investigar a transição do pensamento concreto para o abstrato através da interpretação de provérbios. Pata tal finalidade foram traduzidos e adaptados 15 provérbios constantes do Teste de Provérbios (Gorham, 1956), os quais foram aplicados a uma amostra de sujeitos agrupados em três faixas etárias: 9, 12 e 15 anos. A tarefa dos sujeitos consistia em escolher, dentre quatro alternativas de resposta, aquela que melhor explicasse o significado de cada provérbio. Tais alternativas são consideradas ou classificadas como abstratas quando implicam num afastamento do sentido literal do provérbio ou concretas, quando estão fortemente ligadas a esse tipo dê significado. Verificou-se que: a) à medida que os sujeitos se tomavam mais velhos aumentava a emissão de respostas abstratas e diminuía a de concretas e, b) essa tendência foi mais acentuada no sexo feminino uma vez que aos 12 anos as meninas emitiram significantemente mais respostas abstratas do que os meninos. Os resultados foram discutidos em termos de diferenças no condicionamento verbal de meninos e meninas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )