SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2A interpretação de provérbios em função do sexo e da idadeAutoconceito, índice de acidentes automotores, e posse de carro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CARVALHO, Silvio Morato de. Propriedades discriminativas e reforçadoras do choque elétrico. Psicol. cienc. prof. [online]. 1981, vol.1, n.2, pp. 87-100. ISSN 1414-9893.

Ratos treinados na resposta de pressão à barra reforçada continuamente com água foram submetidos a treino de discriminação usando-se como estimulo discriminativo um breve choque elétrico. A seguir, usando-se o choque elétrico como reforçador condicionado, modelou-se a resposta de pressão ao trapézio por aproximações sucessivas, resultando em um encadeamento trapézio-choque-barra-àgua. Os resultados mostraram que quando se exige maior número de choques, para que uma resposta na barra seja reforçada, a resposta de pressão ao trapézio diminui em freqüência, o que pode ser explicado pela interação entre as propriedades aversiva e de reforço condicionado adquirida pelo choque elétrico. Os dados obtidos confirmam resultados anteriores que demonstram a aquisição de propriedades discriminativas por eventos aversivos e ampliam outros resultados da literatura mostrando que o comportamento pode ser mantido por estímulos aversivos dependendo do programa de sua apresentação.

        · texto em Português     · Português ( pdf )