SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Descrição evolutiva do comportamento exploratório-manipulativo na criança nos primeiros dois anos: uma revisão bibliográficaO consultor e o manejo de clima grupal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

PROROK, Elza M. Stella; SANTOS, Regina Celia O. Dos; SOARES, Vera Maria  and  CASARI, Vera Lucia. Análise experimental do intercâmbio verbal adulto-criança: efeitos de conseqüentes verbais de dois níveis de complexidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 1982, vol.3, n.1, pp. 76-96. ISSN 1414-9893.

Este estudo descreve a análise experimental do desempenho verbal de uma criança em uma situação controlada, onde estímulos verbais de variada complexidade estrutural foram apresentados como conseqüência das verbalizações de criança a um baneco-falante (i.e., Experimentador). O sujeito do experimento foi um menino, com 22 meses de idade. As Sessões experimentais desenvolviam-se em uma sala de brinquedos, ligada a uma sala de observação por um espelho unidirecional. As verbalizações da criança eram seguidas por verbalizações do boneco-falante, durante períodos alternados, constituídos por sentenças curtas e simples (semelhantes à verbalização prévia da criança) ou longas e complexas (diferentes da verbalização prévia da criança). O desempenho da criança foi analisado de acordo com a freqüência, o tipo e a pausa entre verbalizações. Os resultados mostraram claramente que os estímulos verbais apresentados diferencialmente afetaram o desempenho da criança: respostas mais freqüentes, mais maduras e mais rápidas ocorreram quando as conseqüências verbais eram mais simples. Discutem-se os resultados em relação às funções de estímulos verbais encontrados no desenvolvimento da linguagem na criança.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )