SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2A formação dos conceitos de fração e de proporcionalidade a partir da Teoria Piagetiana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CUNHA, Jacira A. da. Obesidade: um problema comportamental?. Psicol. cienc. prof. [online]. 1983, vol.3, n.2, pp. 101-110. ISSN 1414-9893.

Com o objetivo de comparar os efeitos de alguns componentes de programas comportamentais para redução do peso corporal e a manutenção do peso perdido, foram selecionados 19 sujeitos: dois homens e 17 mulheres. Foram designados aleatoriamente para uma das quatro condições experimentais: Peso e Registro Público mais dicas de Auto-Controle (PRP + DA); Peso e Registro Público mais Registro de Alimentação (PRP + RA); Peso e Registro Público (PRP) e apenas Peso (P; Grupo de Controle). Os sujeitos fizeram um contrato de perder um quilo por semana. Com relação a este objetivo, durante o programa e follow-up, o desempenho do Grupo (A) PRP + DA foi de 89,5%; do Grupo (B) PRP + RA foi de 92,3%; do Grupo (C) PRP foi de 60,0% e do Grupo (D) P, foi de 42,3%. Foi encontrada uma diferença significativa entre as condições experimentais e o Grupo (D) P, e uma variabilidade acentuada entre os sujeitos. Há evidência de que os sujeitos adquiriram um grau relativamente alto de auto-controle no comportamento de comer; o peso perdido foi mantido durante o follow-up de quatro meses. O experimento mostrou que certos componentes são mais eficientes com determinados sujeitos. E há sujeitos que perdem peso em- condições mínimas, como as condições do Grupo de Controle.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )