SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O psicólogo ecológico no contexto institucional: uma experiência com meninas vítimas de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

COELHO, Laura dos Santos Gomes. Encoprese e constipação em gêmeos: um estudo de caso em ludoterapia comportamental. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.1, pp. 2-13. ISSN 1414-9893.

Relato de tratamento em ludoterapia comportamental de gêmeos (4 anos) onde uma das crianças apresentava encoprese secundária retentiva e a outra apresentava constipação. O tratamento consistiu em avaliação (entrevista e observação), linha de base (padrão de defecação) e intervenções (habituação comportamental, treino intestinal, monitoramento através de gráficos e biblioterapia). Em relação à linha de base, o padrão de defecação dos gêmeos quadruplicou. Foram discutidos os fatores que possibilitaram a mudança no padrão de defecação dos gêmeos e a importância de se investigar os fatores responsáveis pelas diferenças individuais em quadros de encoprese.

Palavras-chave : Ludoterapia comportamental; Encoprese; Gêmeos; Habituação; Temperamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português