SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Encoprese e constipação em gêmeos: um estudo de caso em ludoterapia comportamentalMorte e castração: um estudo psicanalítico sobre a doença terminal infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ANTONI, Clarissa De  e  KOLLER, Silvia Helena. O psicólogo ecológico no contexto institucional: uma experiência com meninas vítimas de violência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.1, pp. 14-29. ISSN 1414-9893.

Este ensaio consiste em um relato da experiência de trabalho de um psicólogo ecológico em uma instituição para meninas vítimas de violência, embasada no Modelo Ecológico de Desenvolvimento Humano. É discutida a integração da prática com a teoria, envolvendo desde aspectos relacionados ao cotidiano da instituição e da história de vida das meninas, até a influência cultural e social dos sistemas ecológicos. Os resultados mostraram que a integração destes aspectos levaram à melhoria da qualidade do trabalho dos profissionais e da vida das meninas atendidas.

Palavras-chave : Prática do psicólogo; Instituição; Psicologia ecológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português