SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O ensino do Rorschach em uma amostra brasileiraA vivência afetiva em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MADER, Maria Joana. Avaliação neuropsicológica nas epilepsias: importância para o conhecimento do cérebro. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.1, pp. 54-67. ISSN 1414-9893.

A Neuropsicologia, como ciência, desenvolveu-se muito nas últimas décadas mas, só recentemente, vem atraindo a atenção dos psicólogos clínicos. O desafio do trabalho em equipe proporcionou novas áreas de atuação e abrindo perspectivas para psicólogos. O desenvolvimento da Neuropsicologia permitiu o avanço da Psicologia no trabalho junto às equipes de Neurologia. O presente artigo tem por objetivo discutir os princípios básicos da atuação de psicólogos em Programas de Cirurgia de Epilepsia. Enfocamos principalmente os aspectos práticos da avaliação neuropsicológica a partir de 14 anos de experiência em pesquisas e atendimento clínico a pacientes com comprometimentos neurológicos.

Palavras-chave : Neuropsicologia; Epilepsia; Avaliação psicológica; Testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português