SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Avaliação neuropsicológica nas epilepsias: importância para o conhecimento do cérebroVersões sobre o trabalho na rua: significações na relação do retratista com a sua arte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

OLIVEIRA, Érika Arantes de; PASIAN, Sonia Regina  and  JACQUEMIN, André. A vivência afetiva em idosos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.1, pp. 68-83. ISSN 1414-9893.

Objetivou-se analisar a vivência afetiva em idosos asilados (A) e não asilados (NA) a partir de dois grupos de 25 mulheres com mais de 60 anos. Utilizou-se entrevista semi-estruturada sobre história de vida e Teste de Pfister, sendo que A e NA apontaram idealização da infância e da velhice e qualificação negativa da juventude. Na fase adulta, os asilados referiram vivência mais negativa. O Pfister sinalizou, em ambos os grupos, preservação do funcionamento lógico e afetivo, mas certa ansiedade. Inexistiu diferença significativa entre A e NA, sugerindo que a institucionalização não dificulta, necessariamente, o vivenciar saudável da velhice, apontando direção para intervenções terapêuticas com esta população.

Keywords : Vivência afetiva; Idosos; Institucionalização; Teste de Pfister.

        · abstract in English     · text in Portuguese