SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Eu quero ajudar as pessoas: a escolha vocacional da psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

FERREIRA, Ademir Pacelli. A residência hospitalar como modalidade de especialização em psicologia clínica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.2, pp. 2-9. ISSN 1414-9893.

O presente artigo se propõe a tecer considerações sobre as origens e concepções da Residência Hospitalar (RH), enfatizar a importância da instituição hospitalar na formação do profissional de saúde e, em especial, do psicólogo clínico, através da Residência em Psicologia (RP). Esta modalidade de especialização despertou maior interesse principalmente a partir de 1998, quando o Conselho Federal de Psicologia (CFP) passou a discuti-la nacionalmente. Portanto, são feitas referências ao papel do CFP na regulamentação e implantação da RP. Finalmente, descrevem-se os princípios norteadores, a organização e o funcionamento da RP do Instituto de Psicologia/Hospital Universitário Pedro Ernesto (IP/HUPE/UERJ), iniciada em 1993, visando, contribuir para a divulgação e o debate desta modalidade de especialização em todo o país.

Palabras clave : Residência hospitalar; Residência em psicologia; Especialização; Clínica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués