SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A precocidade do processo de alfabetização: considerações acerca da prontidão da criançaPromessa ao infinito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

COSTA JUNIOR, Áderson L.. O desenvolvimento da psico-oncologia: implicações para a pesquisa e intervenção profissional em saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.2, pp. 36-43. ISSN 1414-9893.

Este artigo, de caráter descritivo e crítico, apresenta a área da psico-oncologia como integrante do contexto da psicologia da saúde, incluindo seus objetivos e principais tópicos de interesse científico e profissional. O texto inclui, ainda, uma síntese das principais temáticas estudadas em psico-oncologia e apresentadas em congressos brasileiros da área. Discute-se a necessidade da implementação de pesquisas científicas, com rigor metodológico, úteis à promoção de condições favoráveis ao atendimento especializado de pacientes submetidos a tratamento médico e seus familiares, bem como a implementação de oportunidades de formação teórico-técnica específicas para a área.

Palavras-chave : Psico-oncologia; Psicologia da saúde; Câncer; Pesquisa em psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português