SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O desenvolvimento da psico-oncologia: implicações para a pesquisa e intervenção profissional em saúdeEstrutura e suporte familiar como fatores de risco na depressão de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ALMEIDA, Maria Emília Sousa. Promessa ao infinito. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.2, pp. 44-51. ISSN 1414-9893.

Neste artigo, um caso clínico constituiu a alavanca vivencial para uma série de indagações e para as conjecturas que foram sendo levantadas a partir daquelas. Dirige-se à investigação do processo mental pelo qual potencialidades, dons e talentos do sujeito são escamoteados ou eclipsados a partir da relação com as figuras originárias de seu afeto. Um outro dado a ser considerado é que a paciente constitui um dos sujeitos, cujas vivências mentais fundamentam outro trabalho da autora. Este tem por título “Entrecruzamento Imaginário na Construção do Objeto Idealizado e Eclipsamento do Eu”. Certamente, as ilações apresentadas referem-se à paciente em questão, mas quiçá podem servir de subsídios para se pensar esta questão em outros seres humanos. Cabe lembrar que a teoria psicanalítica aborda o tema sob outra perspectiva ao apontar as inibições do ego em meio ao desenvolvimento psicossexual da criança. Assinala-se o grande valor teórico das contribuições freudianas e kleinianas quanto às inibições do ego, entre inúmeras outras. No entanto, este trabalho envereda por outros caminhos que, talvez, sejam de alguma valia para se pensar outras facetas da questão.

Palavras-chave : Potencialidades e dons bloqueados; Promessa de ser; Dificuldades na atualização do desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português