SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Estrutura e suporte familiar como fatores de risco na depressão de adolescentesModo de morar e modo de cuidar: uma proposta de tipologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

NEUBERN, Maurício da Silva. O reconhecimento das emoções no cenário da psicologia: implicações epistemológicas e reflexões críticas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.2, pp. 62-73. ISSN 1414-9893.

Partindo de uma breve contextualização do estudo das emoções, o presente trabalho visa apontar caminhos para a construção de referências mais apropriadas ao estudo das mesmas, seja como constituintes do processo subjetivo, seja no sentido de apontar seu potencial para reformas epistemológicas na psicologia. A partir de uma análise sobre importantes cosmovisões do pensamento atual e as denúncias epistemológicas promovidas pelas emoções, destacam-se a sua condição marginalizada no conhecimento psicológico, bem como a necessidade e as implicações de incluí-las como imprescindíveis no estudo do humano.

Palavras-chave : Emoções; Epistemologia; Subjetividade; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português