SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Histórias em quadrinhos e educação infantilNotas sobre as concepções de clínica e ética na reforma psiquiátrica brasileira: impasses e perspectivas de uma prática em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MONTEIRO, André Maurício. Avanços no estudo da conjugalidade: os casais de dupla carreira. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.3, pp. 10-19. ISSN 1414-9893.

O estudo da família, como um todo, e dos casais, em particular, tem sofrido grandes mudanças. Os métodos de pesquisa vêm se adaptando melhor à complexidade do tema, como também os próprios casais têm experimentado vertiginosas transformações nas possibilidades de relacionamento. Neste artigo é detalhada a emergência de uma dessas possibilidades: os casais de dupla carreira. A carência de modelos sociais que prevejam essa forma de interação é superada pela criatividade com que essas díades administram seus dilemas relacionais. Psicólogos precisam estar preparados para acolher o sofrimento específico e a riqueza relacional vividos por essas pessoas.

Palavras-chave : Díades; Casais de dupla carreira; Psicoterapia de família; Psicoterapia de casal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português