SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Museu de Imagens do Inconsciente: considerações sobre sua históriaMeu paciente não pára de repetir... isso é mau?: A concernência da repetição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

DIAS, Carlos Alberto. Considerações sobre elaboração de currículos para formação de psicólogos: a partir de uma perspectiva didática. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.3, pp. 36-49. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho realizado através de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo chamar a atenção dos profissionais envolvidos na elaboração de currículos dos cursos de Psicologia, para a necessidade de se atuar segundo uma metodologia científica.Da forma atual, resultados desastrosos são percebidos na atuação dos estudantes durante estágio curricular em clínica; tendem a desqualificar o discurso dos pacientes, quando as suas experiências se situam além das teorias estudadas, sobretudo, tratando-se de conteúdos ligados à sexualidade.O autor propõe que os responsáveis pelos currículos comprometam-se, eticamente, com o futuro dos estudantes, partindo da realidade sócio-cultural na qual os mesmos atuarão.

Palavras-chave : Realidade sócio-cultural; Sexualidade; Formação profissional; Processo psicoterápico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português