SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Os programas de redução de danos como espaços de exercício da cidadania dos usuários de drogasSaúde mental na rede pública: possibilidade de inserção psicanalítica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

SILVA, Eduardo Pinto e. Ética, loucura e normalização: um diálogo entre a psicanálise e Michel Foucault. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.4, pp. 16-25. ISSN 1414-9893.

Michel Foucault aborda os temas da loucura, saber, poder e ética, tendo como pano de fundo uma crítica à sociedade disciplinar e à normalização operada pela Psiquiatria e Psicanálise. Partindo sobretudo de Joel Birman, o presente artigo argumenta que resgatar o caráter crítico de Foucault em relação à Psicanálise é possibilitar uma prática clínica renovada em relação à psicose e à questão da cidadania. A absorção pela Psicanálise das críticas foucaultianas possibilita uma ação voltada ao cuidado efetivo da loucura, em detrimento de sua ação enquanto saber e exercício de poder sobre a mesma.

Palabras clave : Foucault; Psicanálise; Normalização (disciplina); Poder; Ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués