SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Ética, loucura e normalização: um diálogo entre a psicanálise e Michel FoucaultJovens infratores e a terapia: uma questão para os “observadores da multiplicidade humana” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GOIDANICH, Márcia. Saúde mental na rede pública: possibilidade de inserção psicanalítica?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.4, pp. 26-33. ISSN 1414-9893.

O presente estudo foi elaborado a partir de questões que surgiram da experiência de trabalho em um Centro de Atenção Integral à Saúde Mental da rede pública. São analisadas as particularidades técnicas do trabalho clínico neste ambulatório. Questiona-se sobre a possibilidade da psicanálise inserir-se em um meio tão distinto daquele em que tradicionalmente atua. O estudo conclui que a inserção psicanalítica neste meio parece ser uma via possível e mesmo necessária, mas que para isso é preciso interesse tanto por parte das políticas públicas de saúde, como dos psicanalistas, que precisam vencer suas próprias resistências.

Palavras-chave : Saúde mental; Saúde pública; Psicanálise; Serviços substitutivos de atenção à saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português