SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Jovens infratores e a terapia: uma questão para os “observadores da multiplicidade humana”Solidão e contemporaneidade no contexto das classes trabalhadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CASTRO, Déborah Azenha de. Psicologia e ética em cuidados paliativos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.4, pp. 44-51. ISSN 1414-9893.

A criação de centros de atendimentos com características humanistas enfatiza o controle da dor e dos sintomas, objetivando melhor qualidade de vida para os pacientes portadores de doenças crônicas terminais e seus familiares. A importância de se permitir morrer humanamente, sem incorrer em processos prolongados, resgata a dignidade deste em seu momento final, ajudando-o a enfrentar a morte. Todos da equipe médica têm seu papel de importância. Principalmente a psicologia por estudar o ser humano na sua forma mais íntima. É imprescindível a atuação do psicólogo, colaborando para que este paciente, sua família e a equipe médica possam buscar um maior equilíbrio de vida interior e um grau de adaptação à realidade.

Palavras-chave : Bioética; Ética; Cuidados paliativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português