SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Psicologia e ética em cuidados paliativosAtendimento psicanalítico a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

LIMA, Julia Coutinho Costa. Solidão e contemporaneidade no contexto das classes trabalhadoras. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.4, pp. 52-65. ISSN 1414-9893.

A solidão é o tema que conduz este artigo, considerada sintoma cultural de um cenário de desvalorização do espaço público e de crescimento da preocupação com a interioridade e a personalidade. Foram analisadas as peculiaridades da solidão nas classes trabalhadoras e os fatores envolvidos em sua constituição. Considerou-se a solidão mais especificamente no universo das classes menos favorecidas, levando em conta as fortes transformações ocorridas no mundo do trabalho. Neste sentido, tanto para a esfera do trabalho de uma forma geral, quanto para os desfavorecidos de uma maneira mais dramática, o desemprego, subemprego e a dificuldade de solidificar a identidade pelo trabalho parecem estar intensificando o sentimento de solidão.

Keywords : Solidão; Classes trabalhadoras; Transformações no mundo do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese