SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Identidade, alteridade e globalização: uma reflexão a partir do testemunho de Rigoberta Menchú author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CARDOSO, Claudia Lins. A inserção do psicólogo no Programa Saúde da Família. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp. 2-9. ISSN 1414-9893.

Este artigo descreve o projeto de extensão Inserção do Psicólogo no Programa Saúde da Família, realizado desde agosto de 1998 junto a pacientes diabéticos e hipertensos, numa parceria entre o Departamento de Psicologia da FAFICH da UFMG e a Secretaria Municipal de Saúde de Vespasiano (MG). O PSF desenvolve ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, incentivando ações coletivas e individuais baseadas, principalmente, na área de prevenção. A inserção do psicólogo na equipe busca, mediante assistência clínica, melhorar a saúde da população atendida através da atenção para com os aspectos psicológicos, tanto em termos de prevenção, quanto de tratamento, tendo a gestalt-terapia como referencial teórico. A tônica do trabalho tem sido facilitar a comunicação dos pacientes, ampliar a sua conscientização e a sua responsabilidade sobre a doença e sobre si mesmo. Também tem se configurado numa experiência positiva para os alunos envolvidos, que exercem a prática clínica num contexto comunitário.

Keywords : Programa Saúde da Família; Psicologia clínica comunitária; Gestalt-terapia; Grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese