SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Identidade, alteridade e globalização: uma reflexão a partir do testemunho de Rigoberta MenchúPor uma ética na saúde: algumas reflexões sobre a ética e o ser ético na atuação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ROBERTO, Clarice Sampaio et al. Drogas e trabalho: uma proposta de intervenção nas organizações. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp. 18-29. ISSN 1414-9893.

Neste artigo, trazemos à discussão uma proposta de abordagem ao uso de drogas (legais e ilegais) no local de trabalho. O relato da intervenção e das respectivas considerações partiu de uma assessoria prestada a uma empresa pública, de grande porte, que demandava um projeto terapêutico e preventivo para tratar do problema. Como resposta, foi desenvolvida uma política institucional específica, alicerçada no seguinte tripé: a implantação de uma rotina norteadora para a abordagem dos funcionários quanto ao uso de drogas no trabalho; o credenciamento de locais para tratamento e a criação de comitês, liderados por funcionários, que passaram a ser responsáveis pela condução do programa após o término do trabalho da assessoria. Ressaltamos a importância da participação do maior número possível de funcionários, principalmente daqueles com poder decisório para a sustentação e implementação de um Programa, bem como a necessidade de criar uma política que intervenha no instituído e que considere os âmbitos administrativo, operacional e de saúde. Assim, marca-se uma diferença em relação à forma como, até há poucos anos, vinha sendo tratado o problema, oscilando entre o descaso e a punição.

Palavras-chave : Drogas; Trabalho; Política institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português