SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Por uma ética na saúde: algumas reflexões sobre a ética e o ser ético na atuação do psicólogoComportamentos de agentes educativos como parte de contingências de ensino de comportamentos ao estudar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CIVILETTI, Maria Vittoria Pardal  e  PEREIRA, Ray. Pulsações contemporâneas do desejo: paixão e libido nas salas de bate-papo virtual. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp. 38-49. ISSN 1414-9893.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações afetivo-sexuais mediadas pelo computador nas salas de bate-papo virtual (chats). Utiliza, como referencial teórico, autores que analisam a contemporaneidade. Investiga o pressuposto de que os internautas podem considerar os chats como um prolongamento da vida “real”, da identidade de um sujeito unificado ou múltiplo, ou como uma configuração interativa distinta da “real”. Hipotetiza que os internautas desejarão com maior freqüência levar seus relacionamentos do “virtual” para o “real”, quando considerarem essas configurações interativas equivalentes. Foram analisados 140 questionários respondidos por freqüentadores de chats. A análise dos dados corroborou tanto o pressuposto inicial quanto a hipótese levantada. Conclui-se que a ambigüidade existente entre os usuários sobre a percepção das características interacionais do chat vem causando problemas de relacionamento, sobretudo por ocasião de sua passagem do ambiente ‘virtual’ para o ‘real’.

Palavras-chave : Contemporaneidade; Identidade; Relações afetivo-sexuais; Internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português