SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1"Psicologia das raças" e religiosidade no Brasil: uma intersecção históricaSimples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

STARLING, Roosevelt R.. Especializações em psicologia: subsídios para uma discussão necessária. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp. 80-91. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho discute criticamente a proposição de áreas de especialização profissional para a psicologia. Com o propósito de oferecer um quadro conceitual que possa orientar a discussão subseqüente, algumas categorias heurísticas de análise são tentativamente propostas e algumas das propostas formais e/ou informais de especialização são discutidas à luz dessas categorias. O autor considera que a ausência de uma demonstração inequívoca e epistemologicamente sólida do caráter específico e da utilidade daquelas especializações, aliada aos riscos que uma fragmentação prematura pode trazer para a profissão, indica a conveniência de se adiar o reconhecimento formal e oficial dessas propostas.

Palavras-chave : Psicologia; Práticas profissionais em psicologia; Especializações em psicologia; Epistemologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português