SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Especializações em psicologia: subsídios para uma discussão necessáriaModernidade e produção de subjetividades: breve percurso histórico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ZAREMBA, Raphael; ROMAO-DIAS, Daniela  and  NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geração. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp. 92-99. ISSN 1414-9893.

Com o objetivo de investigar a forma como crianças e adolescentes lidam com a inserção do computador e da Internet em seus cotidianos, foi realizado um estudo exploratório com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto de perguntas abertas enviado por e-mail. Ao material coletado foi dado um tratamento qualitativo, através das técnicas de análise de discurso. Como principais resultados, destacaram-se a naturalidade com que crianças e adolescentes lidam com o computador, a importância que este desempenha em suas vidas escolares, o prazer presente na sua interação com a máquina e, principalmente, a aversão que eles têm a escrever à mão em oposição ao grande gosto que sentem por teclar.

Keywords : Crianças; Computador; Escola, Escrever x teclar.

        · abstract in English     · text in Portuguese